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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Moisa Aparecida da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514019905550237por
dc.contributor.advisor1HORNINK, Gabriel Gerber-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7615930937088442por
dc.contributor.referee1GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões-
dc.contributor.referee2GOMES, Claudia-
dc.date.accessioned2019-04-23T18:36:58Z-
dc.date.issued2019-03-21-
dc.identifier.citationSILVA, Moisa Aparecida da. Criatividade literária na autoria de narrativas digitais multidisciplinares no Scratch. 2019. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2019.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1368-
dc.description.resumoO uso de sistemas de autoria, como o Scratch, nos processos de ensino/aprendizagem tem se mostrado como um método eficiente para potencializar a construção de conhecimentos, incluso na área de linguagem, como na construção de narrativas digitais (NDs). Nesse contexto se deu o projeto de extensão “Pensando em Códigos” da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no qual desenvolvemos esta pesquisa, fundamentando-nos na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Segundo essa teoria, a constituição humana se dá na relação com o outro, sendo a escola um dos meios sociais que possibilita o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, processo cujo resultado pode potencializar a criação literária. Objetivamos compreender o uso do Scratch como inovação pedagógica/didática na construção de NDs com temáticas que aproximam à realidade dos alunos, sob um olhar no desenvolvimento da criatividade. Por meio de uma pesquisa participante, seguimos uma abordagem quali-quantitativa com questionário, observação semiestruturada, jornal de pesquisa e dados da versão inicial e final das NDs produzidas no Scratch. Realizamos ações de campo em dois momentos, estudo piloto (G-1) e projeto final (G-2), junto aos discentes das séries finais do ensino fundamental II de uma escola pública do sul de Minas Gerais. Para verificarmos as diferenças quantitativas entre as versões das NDs utilizamos o teste estatístico de Mann Whitney e para visualização dos dados dos questionários usamos o gráfico Box-Plot. Destacamos nos resultados diferença nas NDs, melhoria no pensamento computacional e um expressivo índice de criatividade da escrita entre a versão inicial e final. Evidenciamos a possibilidade do professor utilizar o Scratch de forma mediada e interativa em aulas de Língua Portuguesa, a fim de propiciar aos alunos domínio e apropriação de uma ferramenta cultural, construção de narrativas autorais e criatividade literária.por
dc.description.abstractThe use of authoring system, such as Scratch, in teaching / learning processes has been shown as an efficient method to optimize the construction of knowledge, including in the area of language, such as in the construction of digital narratives (NDs). In this context, the extension project called "Thinking in Codes" from the Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG), supported this research, based on Vygotsky's Historical-Cultural Theory. According to this theory, the human constitution takes place in the relation with the other, being the school one of the social means that allows the development of the superior psychic functions, process whose result can potentiate the literary creation. We aim to understand the use of Scratch as pedagogical / didactic innovation in the construction of NDs with themes that approximate the reality of the students, under the watchful eyethe development of creativity. Through a participant research, we followed a qualitative-quantitative approach with a questionnaire, semi-structured observation, research journal and data from initial and final version of the NDs produced in Scratch. We carried out field actions in two moments, a pilot study (G-1) and final project (G-2), together with the students of the final scholar years of elementary education II of a public school in the south of Minas Gerais. In order to verify the quantitative differences between the versions of the NDs, we use the Mann Whitney statistical test and, to visualize the questionnaire data we use the Box-Plot graph. We highlight in the results the difference in NDs, improvement in computational thinking and an expressive indices of writing creativity between the initial and final version. We evinced the possibility of the teacher to use Scratch in a mediated and interactive way in Portuguese language classes, in order to provide students with the mastery and appropriation of a cultural tool, construction of authoring narratives and literary creativity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2019-04-23T18:36:05Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Moisa Aparecida da Silva.pdf: 5005123 bytes, checksum: 3d63037bbbc97bd7ca56d651f20978ef (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectNarrativas digitaispor
dc.subjectScratch (linguagem de programação de computadores)por
dc.subjectCriatividadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCriatividade literária na autoria de narrativas digitais multidisciplinares no Scratchpor
dc.typeDissertaçãopor
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