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dc.creatorDIAS, Miqueline Pivoto Faria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9834699206167697por
dc.contributor.advisor1SILVA, Andréia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852992975865513-
dc.contributor.advisor-co1SANTOS, Adriana Teresa Silva-
dc.contributor.referee1REIS, Luciana Maria dos-
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Marcos dos Santos de-
dc.date.accessioned2019-03-26T17:44:14Z-
dc.date.issued2018-07-16-
dc.identifier.citationDIAS, Miqueline Pivoto Faria. Efeito imediato da realidade virtual sobre a atividade eletroencefalográfica e eletromiográfica no membro superior parético após acidente vascular encefálico. 2018. 56 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2018.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1332-
dc.description.resumoIntrodução Indivíduos acometidos por Acidente Vascular Encefálico (AVE) apresentam limitação nas atividades de vida diária, devido ao membro superior ser o mais acometido. Uma das intervenções utilizadas para reabilitação destes pacientes é a Realidade Virtual (RV), sendo uma técnica que propicia estimulação motora e cognitiva integradas para esses pacientes. Objetivo Avaliar o efeito imediato da realidade virtual para o membro superior parético sobre a excitabilidade central e periférica em indivíduos após AVE. Materiais e Métodos Trata-se de um Ensaio Clínico Randomizado Controlado Cego, realizado em um único atendimento. Participaram do estudo 27 indivíduos hemiparéticos; acometidos por AVE isquêmico; tempo de lesão em meses G1 (n: 13) 81,76±25,56 e G2 (n=14) 102,92±24,23; com idade de 53,70±12,08, sendo 15 homens e 12 mulheres. Foram avaliados através do Mini-Mental; pela Escala Ashworth Modificada, Escala Fugl-Meyer e através do Escala de Acidente Vascular Encefálico do Instituto Nacional de Saúde (NIHSS). Os pacientes foram randomizados em grupo controle, com 13 indivíduos (hemiparesia a direita: 8 e hemiparesia a esquerda: 5) e grupo intervenção com 14 participantes (hemiparesia a direita: 7 e hemiparesia a esquerda: 7). Os pacientes do grupo intervenção foram submetidos a quatro minutos de treino de Realidade Virtual oferecido pelo Xbox através do jogo Fruit Ninja, que exige movimentos ativos de ombro e cotovelo. O grupo controle executou os mesmos movimentos ativos, no entanto sem o estímulo do jogo de RV. Foi realizada a avaliação eletromiográfica dos músculos deltóide anterior e bíceps braquial, do membro acometido, com os indivíduos em repouso; em contração isométrica voluntária máxima (CIVM) e durante a execução dos movimentos ativos em ambos os grupos. Foi avaliada também a atividade eletroencefalográfica em repouso e durante a atividade proposta, em ambos os grupos. Para análise estatística utilizou-se o teste Shapiro-wilk e para comparação o teste t independente; Mann-Whitney; ANOVA; ANOVA ONE WAY; Friedman; Friedman seguido de Wilcoxon e para correlação teste de Spearman. Resultados Na avaliação da excitabilidade central (EEG), considerando os canais do hemisfério direito (HD), foram observadas diferenças estatísticas para os dados de frequência para o canal FC6; e para os dados de potência nos canais AF4 e FC6 para o grupo G2-RV, e F8 para o grupo G1. Na análise do hemisfério esquerdo (HE) e do lado acometido (LA) houve modificações do padrão de recrutamento neural respectivamente para os dados de frequência no canal F7 e F0 (F7/F8) para o grupo G2-RV. Na avaliação da excitabilidade periférica (EMG) foram encontradas diferenças estatísticas na comparação intragrupos para o músculo bíceps braquial (BB) (p=0,000) e deltóide anterior (DA) (p=0,041), sem alterações intergrupos. Na análise da correlação entre a excitabilidade central e periférica em ambos os grupos, foi demonstrado que à medida que aumenta a excitabilidade central (EEG), aumenta a excitabilidade periférica (EMG). Em relação ao desempenho dos indivíduos entre os minutos de execução do jogo quanto a pontuação obtido em cada minuto, não foram observadas diferenças estatísticas. Conclusão O treino com uso de RV promoveu alterações imediatas na excitabilidade central, com aumento do recrutamento neural principalmente no hemisfério direito, para os canais FC6, AF4 e F8, correspondentes as áreas pré-central, motora primária e frontal. Modificações no padrão da atividade do músculo deltóide anterior e bíceps braquial, do membro superior parético, também foram observadas após o treino de RV. O presente estudo demonstrou uma correlação forte e positiva entre a EMG e a EEG para o grupo intervenção, sem alterações significativas para o grupo controle.por
dc.description.abstractIntroduction Individuals affected by stroke present a limitation in daily life activities, because the upper limb is the most affected. One of the interventions used to rehabilitate these patients is Virtual Reality (VR), a technique that provides integrated motor and cognitive stimulation for these patients. Objective To evaluate the immediate effect of the virtual reality for the paretic upper limb on central and peripheral excitability in individuals after stroke. Materials and Methods This is a Blind Controlled Randomized Clinical Trial, performed in a single care. Twenty-seven hemiparetic subjects participated in the study; ischemic stroke; time of injury in months G1 (n: 13) 81.76 ± 25.56 and G2 (n = 14) 102.92 ± 24.23; with age of 53.70 ± 12.08, being 15 men and 12 women. They were evaluated through the Mini-Mental; the Modified Ashworth Scale, the Fugl-Meyer Scale, and the National Institutes of Health (NIHSS) Vascular Stroke Scale. The patients were randomized into a control group, with 13 individuals (right hemiparesis: 8 and left hemiparesis: 5) and intervention group with 14 participants (right hemiparesis: 7 and left hemiparesis: 7). The patients in the intervention group underwent four minutes of Virtual Reality training offered by the Xbox through the game Fruit Ninja, which requires active shoulder and elbow movements. The control group performed the same active movements, however without the stimulation of the RV game. The electromyographic evaluation of the anterior deltoid muscles and the biceps brachial of the affected limb were performed with the individuals at rest; in maximal voluntary isometric contraction (MVIC) and during the execution of the active movements in both groups. Electroencephalographic activity at rest and during the proposed activity was also evaluated in both groups. Statistical analysis was used the Shapiro-wilk test and for comparison the independent t test; Mann-Whitney; ANOVA; ANOVA ONE WAY; Friedman; Friedman followed by Wilcoxon and for correlation Spearman Test. Results The central excitability (EEG) evaluation, considering the right channels (HD), statistics differences for the frequency data for the FC6 channel were observed; and for the power data in the AF4 and FC6 channels for the G2-RV group, and F8 for the G1 group. In the left hemisphere (HE) and the affected side (LA) analyzes, there were changes in the neural recruitment pattern for the frequency data in channel F7 and F0 (F7 / F8) for the G2-RV group. In the peripheral excitation (EMG), statistical differences were found in the ingestion for the brachial biceps muscle (BB) (p = 0.000) and anterior deltoid muscle (AD) (p = 0.041), without intergroup alterations. The analysis of the dynamics between central and peripheral excitation in both groups was promoted by the measure that increases central excitability (EEG), increases peripheral excitability (EMG). Regarding the performance of the years between the minutes of execution of the game as a score attributed to each minute, the statistical difference was not observed. Conclusion The training with VR promoted immediate changes in central excitability, with increased neural recruitment mainly in the right hemisphere, for the channels FC6, AF4 and F8, corresponding to the pre-central, primary and frontal motor areas. Modifications in the pattern of the activity of the anterior deltoid muscle and brachial biceps of the paretic upper limb were also observed after VR training. The present study demonstrated a strong and positive correlation between EMG and EEG for the intervention group, without significant changes for the control group.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2019-03-26T17:43:15Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Miqueline Pivoto Faria Dias.pdf: 3660763 bytes, checksum: ac2655ab7885033e40d97a532839403d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIGpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências da Reabilitaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAcidente Vascular Encefálicopor
dc.subjectRealidade Virtualpor
dc.subjectEletromiografiapor
dc.subjectEletroencefalogramapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.titleEfeito imediato da realidade virtual sobre a atividade eletroencefalográfica e eletromiográfica no membro superior parético após acidente vascular encefálicopor
dc.typeDissertaçãopor
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